Artigo

Publicado em: 28/2/2011

Perguntas Freqüentes sobre Joelhos

Dúvidas comuns quando consultamos um médico ortopedista

Por Dr. Cícero F. Stahnke
artigo_cicero_02b.jpg

1. Meus joelhos estalam. Tenho problemas?

De um modo geral, articulações estalantes não são um problema. Durante o movimento, o atrito entre os ossos, músculos e fáscias pode causar barulho e, eventualmente, algum leve desconforto. Em caso de dor, outra causa pode estar associada.

2. Tenho dores nos joelhos. O que pode ser?

O joelho é a maior articulação do corpo e sujeita aos maiores esforços em quase todas as atividades. Entorses podem causar lesões nos meniscos, ligamentos, tendões e cartilagens. As dores não relacionadas  a um trauma podem ser causadas geralmente por transtornos degenerativos (do envelhecimento), inflamatórios ou funcionais (desequilíbrios musculares, posturais e sobrecargas).

3. O que devo fazer quando sofro uma entorse no esporte, trabalhando ou na rua?

O melhor é fazer repouso, colocar bolsa ou compressa gelada e elevar a perna ou braço para diminuir o inchaço. Bolsa ou compressa quente só depois de alguns dias para ajudar no relaxamento muscular e no processo de absorção do hematoma.

4. Se eu tiver uma lesão do menisco, preciso ser operado?

Nem sempre uma lesão meniscal necessita ser operada. Se estiver travando ou falseando o joelho, a possibilidade da cirurgia deve ser considerada. Se for uma lesão pequena, degenerativa ou incompleta, um tratamento não operatório baseado em uma reabilitação fisioterápica pode ser efetiva.

5. Tenho um problema de ligamento. Posso voltar a jogar bola?

Os transtornos ligamentares mais comuns relacionados ao esporte são tratados atualmente, quando se utilizam técnicas cirúrgicas modernas, de forma a permitirem total recuperação ao esporte inicial. Fatores individuais e dificuldades na reabilitação podem causar variações no desempenho final do atleta após uma cirurgia.

6. Quanto tempo demoro para curar uma lesão muscular?

As lesões musculares são comuns e, geralmente, não representam uma ameaça ao retorno à atividade física. Porém, são de cicatrização demorada e exigem um período de reabilitação prolongada, podendo variar de 3 semanas a 3 meses.

7. Quando tempo preciso ficar afastado do trabalho após uma cirurgia de joelho?

Nas cirurgias mais simples ou naquelas que permitem apoio imediato com auxílio de muletas, o retorno a um trabalho de escritório pode ser realizado após a 1ª ou 2ª semana após a cirurgia.

8. Artrose e Osteoporose são a mesma coisa?

A artrose é o termo usado para definir a degeneração ou envelhecimento biológico das cartilagens e tecidos intraarticulares. A osteoporose é o enfraquecimento dos ossos causada por uma descalcificação e perda de massa óssea progressiva , ocasionando fraturas com maior facilidade.

9. Como posso saber se estou com artrose ou desgaste nos meus joelhos?

A queixa inicial mais comum é a dor ou desconforto relacionado ao movimento e uma certa sensação de rigidez articular. A artrose também é comum nas regiões cervicais e lombares inferiores, quadris e mãos. Podem aparecer precocemente alguns sinais radiográficos.

10. Como posso prevenir o desgaste das minhas articulações?

Exercícios adequados, controle do peso corporal, evitar levantar excesso de peso e uso de medicamentos específicos podem retardar a progressão da artrose.

11. Quando é necessário uma cirurgia para o tratamento da artrose dos joelhos?

A cirurgia pode ser necessária para corrigir desalinhamentos progressivos, desarranjos mecânicos internos associados e artrose grave em que a dor não pode mais ser controlada ou tolerada com o uso de analgésicos e antinflamatórios.

12. O que é uma prótese?

Uma prótese é uma peça para substituição da superfície articular desgastada dividida em vários componentes e que preserva os músculos e a maioria dos ligamentos originais. Ela permite uma recuperação de grande parte dos movimentos e uma deambulação sem dor.




Dr. Cícero F. Stahnke – CRM/SC 4955 / SBOT 4527 / SBME 102474

• Médico Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina

• Residência Médica no Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor (SARAH-DF)

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)

• Miembro de la Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Traumatología Deportiva (SLARD)

• Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

• Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Medicina do Exercício e do Esporte (SBME)

Baía Sul Ortopedia

Fone/fax: (48) 3028-8080

baiasulortopedia@uol.com.br




Buscar artigos

 

Edição Impressa

Guia Médico de Florianópolis (6ª Edição)

edições
CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br